Deformação (contos)

Deformação (contos)
  • Valor R$ 20,00
  • Sem impostos: R$ 20,00
+
-


Deformação é um livro de contos do escritor Alberto Abadessa. Sempre no gênero fantástico, o autor apresenta na suas histórias personagens mórbidos que perambulam frenquentmente entre a vida e a morte. Nádia Gonçalves, prefaciadora deste livro, nos dize em seu prefácio: em alguns contos são apresentadas situações vivenciadas pelo ser humano que se confundem com a realidade.São denunciados fatos, também do ser humano, que  acarretam,  para  o  próprio,  consequências inusitadas, e isto sem distinção de raça, local ou condição social.
Olhando-se  por  cima  das  denúncias  que  o homem faz de si mesmo, sobressaem duas questões  que  caminham  lado  a  lado,  assim  parece, ao longo dos textos: uma é a dos “menos favorecidos  da abastança alimentar “ ( o homem sem corpo humano), onde “ vivem uma vida fechada, uma vida sem nada a não ser aquela vontade de permanecerem  vivos”  (Um  portão,  uma  cidade);a  outra  é  a  questão  mental  que  leva  o  homem para um mundo irreal (louco na vida e sábio na morte) em que o ser  “joga-se em campo onírico, um  campo  irreal  pra  aguentar  sua  substância  de nenhuma vontade de prosseguir na vida”, em que há  “uma sensibilidade que deforma para um grosseiro  estado  maléfico”  (Um  personagem  de Nelson rodrigues).
Destacam-se,  dentre  os  oito,  dois  contos realmente  contundentes  para  quem  conhece  o prazer da leitura, um é aquele em que o professor ministra a melhor aula para sua apaixonada aluna, cuja vida nunca mais será a mesma; e o outro é em que ocorre uma espécie de regeneração do ser que, apesar da miséria física e mental não mata, descobre que nunca quisera matar ninguém, concedendo assim uma nova crença no gênero humano. descubra.
Então, é lucro conferir estes textos que arrebatam para reflexões mil, que servem de pesquisa para aumentar o conhecimento sobre o homem, uma das funções da literatura, pesquisa essa tão necessária quanto a da Ciência e a dos livros sagrados  para se encontrar a Verdade.
       

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom