CONTEXTOS ECOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (II)

CONTEXTOS ECOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (II)
  • Valor R$ 33,00
  • Sem impostos: R$ 33,00
+
-


Uma das possibilidades de entender o desenvolvimento humano é ver nesta própria tarefa uma atividade de desenvolvimento.
Desse modo, pode-se visualizar retrospectiva e prospectivamente ciclos, interações, processos atuando na trajetória do fazer científico.
Os trabalhos que compõem os dois volumes do livro refletem o estágio em que o grupo do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED) do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e as interações com parceiros se encontram. O LED atualmente empreende em três frentes de investigações: contexto institucional de acolhimento, contexto ribeirinho e contexto de educação inclusiva. Sua perspectiva é de compreender as relações envolvidas no desenvolvimento humano - a isso denominamos de Ecologia do Desenvolvimento.
Essa noção de ecologia está mais próxima da perspectiva que entende que o fundamental são as relações entre os sistemas, quepor sua natureza estão em desenvolvimento. Esta noção se propõe como uma abordagem contextualista. Não um contextualismo superfi cial que defi ne os fenômenos estudados de “fora para dentro”, mas que procura entender o que existe entre. Instituição de acolhimento, escola inclusiva e modo de vida ribeirinho são contextos defi nidos pelas relações de seus sistemas constituintes em
seus processos históricos. É neste sentido que o termo ecologia é aplicado, e palavras como contexto, processo e desenvolvimento fazem sentido.

Organizadores:
Fernando Augusto Ramos Pontes
Simone Souza da Costa Silva
Celina Maria Colino Magalhães
Lília Iêda Chaves Cavalcante
Laiane da Silva Corrêa

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom